Cuidados com eletricidade na sua casa

Cuidado com eletricidade na sua casa. A eletricidade pode matar.

Nas investigações de incêndios, verifica-se em grande parte, que a causa é da instalação elétrica.

Perigos na Instalação Elétrica da casa.

Cada vez mais usamos equipamentos elétricos em nossas casas. No passado tínhamos apenas iluminação, um chuveiro, uma geladeira, um som, uma TV e um vídeo. Hoje em dia a maioria das casas possuem duas TVs, equipamentos de internet e vídeo, microondas, geladeira, freezer, computador, máquina de lavar roupa e outros. Assim, o risco de acidentes elétricos em casa é muito maior do que antes.

Quem devo chamar para realizar trabalhos elétricos em minha casa?

É importante que seja chamado, para todos os trabalhos com eletricidade, somente por pessoas competentes, habilitadas e autorizadas. Isso significa que as pessoas que têm o conhecimento, as habilidades e experiência necessárias para evitar perigos para si e outros que a eletricidade pode causar. Contrate eletricista habilitado e certificado, com curso em escola técnica, inclusive treinamento da Norma Regulamentadora (NR-10). Isso evita grandes complicações ao contratante, em caso de acidente do eletricista.

Disjuntor principal de entrada de energia

O disjuntor principal de entrada de energia, normalmente fica localizado no quadro de disjuntores, desligando esse disjuntor desliga-se todo o fornecimento de energia à sua instalação elétrica. Outro ponto aonde pode ser cortado todo o fornecimento de energia é no disjuntor, que fica localizado no quadro de medição de energia da concessionária, normalmente localizado junto ao muro da residência com o passeio público ou no caso de edifícios, dentro da sala de medidores.

O acesso ao disjuntor principal deve ser fácil, pois em caso de incêndio, o disjuntor tem que ser desligado.

Em casas mais antigas, pode ser encontrado fusíveis, que devem ser substituidos por disjuntores termo-magnéticos.
Um outro importante dispositivo é o DR, ele é projetado para impedir que as pessoas tomem choque, ao tocar em equipamentos ou fio desencapado. Ele fornece um nível de proteção que os disjuntores ou fisíveis não podem dar. Para mais informações sobre DR, clique aqui.

Quantos anos tem sua fiação?

Dispositivos e fiação muito antigos são uma das principais causas de incêncios em residências. Você pode evitar problemas, verificando as condições dos cabos, interruptores, tomadas e outros dispositivos. Vários sinais demonstram com clareza que a instalação está com os materiais deteriorados:

  • Fios e cabos soltando a capa isolante;
  • Tomadas e interruptores com coloração amarronzada, causado por sobre-aquecimento;
  • Quadro de energia com os cabos e dispositivos de proteção desarrumados e sem marcações;

Perigos elétricos que podem serem encontrados na nossa casa

A eletricidade melhora nossas vidas, mas somente quando usado com segurança. Não podemos criar riscos de tomadas com beijamim e várias tomadas saindo de um mesmo ponto. Nunca devemos ignorar cheiros de queimado e zumbidos da instalação, caso o disjuntor esteja desarmando, não substiua por outro de maior capacide, verifique primeiramente e causa do problema.

Sempre substituir cabos danificados imediatamente. Tocar no fio desencapado podem dar-lhe um choque eléctrico ou você pode até mesmo ser morto.

Economize na conta de energia tendo uma instalação elétrica segura

Instalação com problema, como fios dando passagem de corrente pela parte isolante, interruptores e tomadas com mau contato, provocando aquecimento ou fuga de energia.  Essa energia estará fazendo com que o medidor da concessionária registre esse desperdício de energia, o que provocará a elevação do valor a ser pago no final do mês.

Medidas preventivas de acidentes:

1- Trabalhe com a energia desligada.

Desligue os aparelhos antes de tentar fazer qualquer tipo de manutenção, inclusive retirando o plug da tomada. Se a manutenção for nas instalações, desligue o disjuntor do circuito que passará pela manutenção ou se possível, o disjuntor geral.

2- Evite molhar a instalação

Conforme é do conhecimento de todos, a água é condutora de energia e em contato com a eletricidade pode ser letal, dessa forma qualquer equipamento e instalação deve ser instalado corretamente. Todos os equipamento tem que serem aterrados, principalmente os equipamento das área molhadas, como cozinha, área de serviço e banheiros.

3- Cuidado para não perfurar cabos e fios

Cuidado na fixação de pregos na parede, nunca fixar pregos nas paredes sem antes verificar se não passa algum conduíte com cabo energizado. Paredes e divisórias podem esconder cabos elétricos e tubulações de gás e água.

4- Não concentre vários equipamento numa única tomada

Quantas tomadas com Beijamins e extensões você tem na sua casa? Normalmente se encontra em torno de três tomadas em média em um quarto de uma casa. Embora essa quantidade era suficiente na maioria das finalidades, verifica-se nos dias de hoje um aumento do uso de computadores, consoles de jogos, carregadores de celulares e outros dispositivos. A a quantidade de oito tomadas em um quarto é o mais adequado. Cabos de extensão, Beijamins e adaptadores, são uma solução rápida e fácil, mas na realidade essas adaptações são mal utilizadas e pode representar riscos reais à segurança da casa. Eles podem superaquecer e provocar um incêndio. A ação mais sensata seria a instalação de mais tomadas.

5- Aterre toda a instalação e equipamentos

Aterramento da instalação. “A eletricidade sempre procura o caminho mais fácil para percorrer”. Imagine um chuveiro, uma geladeira e uma máquina de lavar roupas que tenha um dos fios internos encostados na carcaça. Quando uma pessoa encostar nesse equipamento levará um choque. Se esses equipamentos estiverem corretamente aterrado, toda energia irá ser drenada para terra. Qualquer pessoa que toque no equipamento, não terá nenhuma corrente elétrica passando por ela. Isso acontece porque o nosso corpo tem uma resistência à passagem da corrente elétrica em torno de 2.000 ohms e o fio conectado no terra, a resistência é em torno de zero. Dessa forma a eletricidade passará preferencialmente pelo fio terra, evitando passar pelo corpo humano. Verifique regularmente se o sistema de aterramento da sua casa está em boas condições.

Clique aqui para obter mais informações sobre o sistema de aterramento de uma instalação.

“Tenha sempre em mente que o cuidado com a segurança das instalações elétricas da sua casa irão proteger a sua família, o seu patrimônio e principalmente o seu bolso.”

Leave a Reply