Aprenda Como Executar a Limpeza e Higienização do seu Ar Condicionado Split

Esse é o passo a passo que entendemos ser necessário para a execução da limpeza de um ar condicionado split. Nos baseamos na experiência que adquirimos ao longo do tempo.

Ciclo de funcionamento do ar condicionado

Durante o seu funcionamento, o aparelho de ar condicionado, capta e resfria o ar ambiente, soprando novamente para o ambiente.  Durante esse processo, a umidade contida no ar ambiente é condensada, caindo na calha de captação de condensado e drenada, através de um tubo, para fora do sistema.

Fontes de contaminação de micro-organismos no ar condicionado

O ar captado do ambiente na sua casa ou escritório vem com poeiras e outras partículas orgânicas, como pelos de animais domésticos, insetos entre outros. Mesmo os melhores filtros, capturam apenas parte deste material, muitos dos restantes entram na parte interna do equipamento, ficando parte retidas nas superfícies do seu interior e partes retornam para o ambiente. Todo esse material, combinando-se com a água do condensado, propiciam a germinação de micro-organismos, como fungos e bactérias, que crescem rapidamente.

Qualidade do ar interior e contaminações em sistemas de ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado são terreno fértil para proliferação de micro-organismos, fungos, mofo, bolor, que serão soprados no ambiente, podendo causar diversas reações nas pessoas. Os sintomas mais comuns de um aparelho de ar condicionado contaminado, embora os sintomas podem variar grandemente.

Queixas mais comuns:
  • Ataques de asma;
  • Alergias;
  • Fadiga;
  • Dores de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Gripes;
  • Resfriados constantes;
  • Problemas respiratórios;

Limpeza dos Filtros do Ar Condicionado

A limpeza dos filtros do aparelho de ar condicionado deve ser feita regularmente, de preferência mensalmente. Essa limpeza é feita, retirando os filtros, que normalmente é de material plástico, e lavando com água corrente e sabão neutro, tendo o cuidado de extrair todos os materiais retidos. Pode ser utilizado uma escova de cerdas macias, nessa limpeza, tendo o cuidado para não estragar o elemento filtrante.

Todo esse cuidado com a limpeza dos filtros, não é suficiente para a eliminação de fungos e bactérias dos aparelhos de ar condicionado, pois o desenvolvimento desse micro-organismos é feito principalmente no seu interior.

Limpeza e Higienização interna do Ar Condicionado

Para a limpeza interna do ar condicionado, deve ser seguida as etapas abaixo:

  • Desligamento da alimentação elétrica;

Para a limpeza interna do ar condicionado, deve-se primeiramente ser desligado a alimentação elétrica do aparelho, de preferência, desligando o disjuntor, tendo o cuidado de se constatar se realmente foi desligado o disjuntor certo.

  • Retirada e lavagem da tampa plástica;

Com a utilização de uma chave de parafuso philips, retira-se a tampa plástica frontal do aparelho. A limpeza da tampa plástica deve ser feita com água corrente e sabão neutro.

  • Proteção da caixa de comando;

De frente para o aparelho, localize a caixa da placa de controle do ar condicionado. Essa caixa deve ser envolvida com um saco plástico, preso através de fita autoadesiva, pois dessa forma, evita-se a entrada de água de lavagem.

  • Lavagem da evaporadora, turbina de ar, calha e tubo da captação de condensado;

Para a lavagem da evaporadora, serão utilizados panos limpos, um balde, sabão neutro e detergente apropriado para limpeza de alumínio. É aconselhável que também se tenha uma máquina de jateamento de água e uma bandeja, feita em lona, para recolher a água de lavagem, essa bandeja possui uma mangueira que direciona a água de lavagem para um vasilhame (20 litros).

Inicialmente é feita uma lavagem com jato de água em todo o evaporador, turbina de ar, calha e tubo de recolhimento de condensado, tendo o cuidado de não projetar o jato na direção da caixa de comando. Em seguida, com ajuda de um borrifador, é aplicado o produto de limpeza de alumínio em todo o evaporador, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, será feito o enxague de todo o evaporador, turbina de ar e calha de drenagem.

Toda a água de lavagem deve ser recolhida e descartada em local apropriado.

  • Aplicação de bactericida;

Será aplicado produto bactericida, com a ajuda de um borrifador, em todas as partes internas.

  • Retida da proteção da caixa de comando e instalação da tampa;

Em seguida será retirado o plástico de proteção da caixa de comando. Deve ser verificado se ocorreu a entrada de água na caixa de comando. Caso positivo, a caixa deve ser aberta e feita a secagem da umidade, com a utilização de um secador de jato de ar quente.

A tampa limpa e seca, deve ser posicionada e presa com os parafusos.

  • Instalação dos filtros;

Os filtros, limpos e secos, serão instalados.

  • Energização e teste do aparelho;

Deverá ser ligado o disjuntor de alimentação e acionado o controle remoto, ligando o aparelho, aguardar uns 5 minutos e observar o funcionamento do compressor e se o ar está saindo refrigerado. É normal o ar sair com o odor do produto bactericida.

Após mais de 15 minutos de funcionamento, deve ser observado se não está havendo vazamento de condensado. Caso isso ocorra, o aparelho de ar condicionado deverá ser desligado novamente e aberto a tampa e observado se a bandeja de condensado foi montada corretamente e também se a mangueira do dreno foi encaixada na saída de condensado. Corrigir problemas encontrados e proceder a instalação da tampa e o retorno do funcionamento do ar condicionado.

Estando o aparelho com o funcionamento normal, se dará como encerrado o serviço de limpeza.

One Response

  1. Jack 21 Setembro, 2016

Leave a Reply